Investidor Inteligente

Você se considera um investidor inteligente? Esse tipo de inteligência não tem nada a ver com níveis de QI ou notas escolares. Simplesmente significa ser paciente, disciplinado e ávido por aprendizagem.

Você deve também ser capaz de controlar suas emoções e pensar por si mesmo. Esse tipo de inteligência é um traço mais de personalidade do que de cérebro.

Há provas de que um QI alto e uma excelente educação não são suficientes para tornar inteligente um investidor. Em 1998, a Long-Term Capital Management L.P., um fundo hedge dirigido por um batalhão de matemáticos, especialistas em computadores e dois economistas ganhadores de prêmios Nobel, perdeu mais de US$2 bilhões em questão de semanas ao fazer um aposta imensa de que o mercado de obrigações retornaria à “normalidade”.

No entanto, o mercado de obrigações comportou-se de forma cada vez mais anormal, e a LTCM tinha pegado emprestado tanto dinheiro que seu colapso quase derrubou todo o sistema financeiro global.

Quer saber mais sobre o assunto? Clique Aqui!

Nos idos da primavera de 1720, Sir Isaac Newton possuía ações da South Sea Company, as ações mais quentes da Inglaterra. Sentindo que o mercado estava ficando fora de controle, o grande físico comentou que ele “podia calcular o movimento dos corpos celestes, mas não a insanidade das pessoas”.

Newton despejou suas ações da South Sea, embolsando um lucro de 100%, em um total de £7.000. Porém, apenas alguns meses mais tarde, arrebatado pelo entusiasmo desmedido do mercado, Newton entrou nele novamente a um preço mais alto e perdeu £20.000 (equivalente a mais de US$3 milhões em moeda atual).

Durante o resto da sua vida, ele proibiu que fossem pronunciadas as palavras “South Sea” [Mares do Sul] em sua presença.

Sir Isaac Newton foi uma das pessoas mais inteligentes que existiram, segundo a definição de inteligência da maioria de nós. No entanto, Newton estava longe de ser um investidor inteligente.

Ao deixar que os apelos da multidão o influenciassem mais do que as suas próprias ideias, o maior cientistas do mundo agiu erroneamente.

Em resumo, se você até agora não obteve sucesso com seus investimentos, isso não significa que você seja ignorante. É porque, assim como Sir Issac Newton, você ainda não desenvolveu a disciplina emocional exigida para o investimento bem sucedido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *